Aquecimento Solar Residencial

Aquecimento Solar Residencial

Conheça nossos produtos



Atendimento: (11) 91687-0677

WhatsApp: (11) 96409-1253


img

A Artec Solar oferece uma ampla linha de produtos para instalações de Aquecimento Solar Residencial pelo melhor preço e condições de fornecimento.

Nossos serviços incluem desde manutenção regular e periódica até projetos de aquecimento, serviços com qualidade, garantia e com regime Turn Key.

A energia solar está em grande evolução em nosso país por ter uma radiação solar intensa, essa é uma maneira de aproveitar isso em nosso favor gerando energia elétrica de maneira sustentável e ecologicamente correta.

Nos mande sua conta de luz para orçar o seu projeto sem compromisso, desta forma você irá descobrir as vantagens desse serviço.

O sistema vai lhe possibilitar valorizar a sua propriedade além de gerar a sua própria energia elétrica e praticamente acabar com a sua conta de luz!

Entre em contato com a Artec Solar e solicite informações.


Aquecimento Solar Residencial

É a melhor maneira de economizar energia elétrica e ainda assim ter a água sempre quente no chuveiro ou na torneira, pois o processo de aquecimento ocorre por meio do calor do sol, que é uma fonte de energia gratuita e que não prejudica de maneira alguma o meio ambiente.

De uma maneira simples, é composto pelos coletores solares (placas) e o reservatório térmico (Boiler). A responsabilidade pela absorção da radiação solar é das placas. O calor solar que é captado por elas é transferido para a água que circula no interior de suas tubulações de cobre do sistema de Aquecimento Solar Residencial.

Também chamado de Boiler, o reservatório térmico, é o local onde fica armazenada a água aquecida. Ele consiste em cilindros de cobre, polipropileno ou inox que são isolados de maneira térmica com poliuretano expandido sem CFC, mas eles não agridem a camada de ozônio. A água é conservada aquecida até que seja consumida.

No coletor solar, os raios atravessam o vidro da tampa do coletor e eles irão esquentar as aletas que são feitas de cobre ou alumínio e pintadas com uma tinta especial e escura que ajuda a realizar a absorção máxima da radiação solar. O calor então cruza as aletas para os tubos (serpentina) que geralmente são fabricadas em cobre. Depois disso, a água que está no interior da serpentina esquenta e vai parar diretamente no reservatório do Aquecimento Solar Residencial.

A função do reservatório térmico no sistema é como uma caixa d'água. Ela é a responsável por fazer com que a água armazenada fique sempre quente no sistema de aquecimento.


Aquecimento Solar Residencial

img

A utilização é uma grande solução para a continuidade do desenvolvimento do Brasil, sendo este setor responsável por 25% do consumo total de energia no país.

O chuveiro é responsável por 30% do consumo de energia entre os eletrodomésticos.

Em sistemas convencionais a água circula entre os coletores e o reservatório térmico através de um sistema natural chamado termossifão.

No sistema a água dos coletores fica mais quente e, portanto, menos densa que a água no reservatório. Assim a água fria “empurra” a água quente gerando a circulação. Esses sistemas são chamados de circulação natural ou termossifão.

A circulação da água também pode ser feita através de motobombas em um processo chamado de circulação forçada ou bombeado, é normalmente utilizado em piscinas e sistemas de grandes volumes.


Aquecimento Solar Residencial

img

Para garantir que não haverá falta de água quente, todo Aquecedor Solar possui um sistema auxiliar de Aquecimento, portanto quando o tempo fica muito nublado ou chuvoso ou até mesmo quando a casa recebe visitas e com isso aumenta o número de banhos o sistema auxiliar entra em ação, que pode ser elétrico ou a gás.

Mas com o nível de insolação do Brasil, o sistema auxiliar de Aquecimento é acionado poucos dias por ano.


Como Funciona o Aquecimento Solar Residencial?

A mesma energia solar que ilumina e aquece o planeta pode ser usada para esquentar a água dos nossos banhos, acender as lâmpadas ou energizar as tomadas de casa.

O sol é uma fonte inesgotável de energia e, quando falamos em sustentabilidade, em economia de recursos e de água, em economia de energia e redução da emissão de gás carbônico na atmosfera, nada mais natural do que pensarmos numa maneira mais eficiente de utilização da energia solar. Esta energia é totalmente limpa e, principalmente no Brasil, onde temos uma enorme incidência solar, os sistemas para o aproveitamento da energia do sol são muito eficientes.

Para ser utilizada por nós, a energia solar deve ser transformada e, para isto, há duas maneiras principais de realizarmos essa transformação – os painéis fotovoltaicos e os aquecedores solares.

Os primeiros são responsáveis pela transformação da energia solar em energia elétrica. Com esses painéis podemos utilizar o sol para acender as lâmpadas das nossas casas ou para ligar uma televisão.

Os painéis fotovoltaicos são formados por células solares, ou células fotovoltaicas, que têm a propriedade de absorver energia solar e permitir que a energia elétrica circule entre duas camadas com cargas opostas.

Em geral, estes sistemas são complexos e ainda custosos, apesar de haver estudos que já comprovam a sua viabilidade econômica. Em alguns países há grandes usinas de geração de energia por meio desses painéis e no Brasil já se pode notar a sua utilização em alguns locais, como os pátios de descanso de algumas estradas, que têm toda a sua iluminação artificial realizada através de energia proveniente de painéis fotovoltaicos do Aquecimento Solar Residencial.

A segunda forma de transformarmos a energia solar é com o uso de aquecimento solar, que transformam esta energia em água quente para chuveiros ou piscinas. Este sistema é muito eficiente e a sua tecnologia é bastante simples, antiga e totalmente dominada por diversos fabricantes. Neste artigo detalharemos o funcionamento desse sistema – os aquecedores solares para pias e chuveiros.

Fale com a Artec Solar

Entre em contato com nossos profissionais e solicite um orçamento.


ENTRE EM CONTATO